sábado, 15 de março de 2008

ORIGEM DO JUDÔ


JUDÔ

O conceito de Judô
Ju (delicadeza, suavidade)
Dô (caminho)

Então Judô significa Caminho da Suavidade ou Caminho da Delicadeza.

O Judô é uma modalidade esportiva e doutrina criado pelo professor Jigoro Kano. Com a revolução de costumes que abalou o Japão a partir de 1868, Jigoro Kano, estudante da Universidade Imperial, resolve remediar sua fraqueza física por meio de apropriados exercícios de Jiu-Jitsu. Depois de muito procurar encontra um velho mestre, Senssei Teinosuke Yagi. Com a morte de Yagi, Jigoro Kano começa a treinar com Hachinosuke Fukuda e mais tarde com Masatomo Isso, da Escola Tenshinshynio. Tsunetoshi Tikudo, da Escola Kito, será também seu professor. Em 1882, Senssei Jigoro Kano funda sua própria escola, Kodokan, assim nasce o Judô tomando o lugar do Jiu-Jitsu. Jigoro Kano acrescentou, a essa disciplina de defesa, a noção dos princípios da educação física e de aperfeiçoamento moral dos alunos e alunas da escola. Seus primeiors alunos foram Tomita, Yamashita, Tabata, Yokoyama, Shiro Saigo, Mifune e outros. Hoje a Escola Kodokan forma milhares de alunos e o Judô hoje em dia é difundido por milhões de Judocas em todo o mundo, partindo de escolas e de antigos mestres. Lançou então, um método próprio, a que chamou Judô, eliminando os golpes mais lesivos (socos e pontapés) porque a finalidade já não era mais formar guerreiros, mas cidadãos pacíficos ao contrario do Jiu-Jitsu antigo.
O Judô esportivo atual resultou da incrementação das competições (shiais) que antes visavam apenas a verificar o avanço técnico. Hoje, existem campeonatos mundiais e continentais e o Judô tornou-se modalidade olímpica.
Sendo assim, em 1882, nasce o Judô da Kodokan, o grande caminho de todo mundo. Do Jiu-Jitsu, arte marcial ao Judô moderno, houve uma grande reviravolta e desde então, desenvolveu-se cada vez mais a parte espiritual e quarenta anos após, esse fecho situava-se nos dois enunciados, o uso da energia para o bem e o progresso próprio e dos outros.


PARA PRATICAR JUDÔ DEVEMOS OBEDECER REGRAS

1 – Respeitar os superiores e nossos colegas;
2 – Cumprimentar corretamente ao entrar e ao sair do Dojô;
3 – Manter silêncio no Dojô;
4 – Ajoelhar em ordem de graduação, quando o professor (Sensei) chegar;
5 – estar atento às instruções do Sensei;
6 – Sentar-se corretamente no tatame, em posição de Agura;
7 – Sair durante as aulas em casos de extrema necessidade, com permissão do Sensei.
8– Deixar o Dojô sempre limpo e organizado;
9– Não treinar em outras academias sem autorização do professor (Sensei);
10 – Deixar o Judogui sempre limpo;
11 – Cortar as unhas dos pés e das mãos;
12 – Ser um bom aluno no colégio;
13 – Não utilizar as técnicas fora do Dojô;
14 – Ser um bom cidadão;
15 – Obedecer a mãe e o pai.